Palisade Knowledge Base

HomeSoluçõesTodos os produtos: Outros problemasDesinstalando e Reinstalando Software da Palisade

3.3. Desinstalando e Reinstalando Software da Palisade

Available in English: Uninstall and Reinstall of Palisade Software
Disponible en español: Desinstalación y reinstalación del software de Palisade

Aplica-se a:
Software Palisade, todas as versões.

Pergunta:
Tenho um problema e preciso resolvê-lo desinstalando e reinstalando o software da Palisade. Como fazê-lo?

Resposta:
A primeira questão não é "Como?", porém "Realmente preciso disso?" Normalmente as pessoas tentar desinstalar e reinstalar o software quando algo fácil poderia resolver o problema. E a desinstalação/reinstalação pode criar novos problemas ou fazer o antigo mais complicado de resolver. Por favor, contate o Suporte Técnico com detalhes dos problemas antes de tomar uma medida drástica. Para problemas onde uma desinstalação completa seguida por uma reinstalação pode ser apropriado, e se o Suporte Técnico te orientou esse artigo, o procedimento abaixo irá preservar sua licença para que não seja necessário reativar ou reautorizar o software.

Execute os passos abaixo na ordem explícita. Isso irá remover as versões atuais e antigas dos softwares da Palisade. Se você pular quaisquer passos (exceto àqueles que direcionam) você pode não conseguir resolver o problema.

Cuidado: Esse procedimento limpará todo o software Palisade de seu computador. Para prevenir que algum software da Palisade que você queira que não seja desinstalado, consulte contate o Suporte Técnico antes de seguir com esse procedimento.

  1. Se você não possui um CD de instalação, obtenha o instalador apropriado e coloque na Área de Trabalho de seu computador. Se é um arquivo ZIP, dê um clique duplo sobre o mesmo e extraia todos os arquivos para a Área de Trabalho e em seguida, feche o arquivo ZIP.

  2. Se seu software é um cliente de rede ou possui licença de curso, obtenha o arquivo .INI ou .LIC e o coloque na Área de Trabalho.

  3. Desconecte-se da Internet. (Desplugue o cabo Ethernet, do modem ou desligue sua conexão sem fio.) Isso previne uma possível desativação de sua licença.

  4. Faça logon no Windows com uma conta de Administrador geral do computador. É necessário todos os privilégios para instalar e desinstalar o software, não sendo necessário apenas para a autorização ou execução do software.

  5. Certifique-se se o Microsoft Excel e Project não estão sendo executados.

  6. Desinstale todos os softwares Palisade usando o Painel de Controle do Windows, opção Programas e Recursos (Windows Vista e 7) ou Adicionar ou Remover Programas (Windows XP). Caso haja falhas na desinstalação, continue com o procedimento adiante.

    • @RISK está na lista alfabética antes dos programas iniciados pela letra A
    • The DecisionTools Suite 5.x ou 6.x  está na lista alfabética abaixo dos programas iniciados pela letra D, porém para a versão 4.x aparece na lista abaixo dos programas iniciados pela letra T.
    • A versão de livro pode estar abaixo dos programas iniciados pela letra D, abaixo de T, ou abaixo de P, para Palisade.
  7. Apague o arquivo DTools.ini da pasta C:\Windows ou C:\Winnt folder, caso exista. (No caso de nunca haver instalado o software nas versões 1.x e 4.x, não haverá o arquivo DTools.ini.)

  8. Verifique a existência da pasta DTOOLS na raíz da unidade C. Caso exista, apague-a. (Novamente, caso você nunca tenha instalado as versões 1.x ou 4.x, essa pasta pode não existir.)

  9. Verifique a existência das pastas C:\Program Files (x86)\Palisade ou C:\Program Files\Palisade. Caso existam, apague-as.

  10. Caso haja a possibilidade do software da Palisade ter sido instalado em um lugar não padrão, faça uma pesquisa no seu HD pelo termo "dtool" e exclua qualquer pasta que contenha esses arquivos. Você pode ignorar quaisquer pastas e arquivos que estejam dentro de Recycled.

    Cuidado: Mesmo sendo raro, é possível que haja algum programa não Palisade que tenha o termo "dtool" nos arquivos e pastas. Caso não esteja seguro quanto a isso, o Suporte Técnico da Palisade poderá orienta-lo antes de apaga-los.

  11. Clique no Menu Iniciar do Windows, e então em Todos os Programas, ou Programas. Procure pela pasta da Palisade e se existir, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e a apague. Apague também qualquer atalho da Palisade na Área de Trabalho.

  12. Clique no Menu Iniciar do Windows, e selecione "Executar". Digite "regedit" e clique em OK. Navegue até as seguintes pastas:

    1. HKEY_LOCAL_MACHINE\Software quando Windows 32-bits ou HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\WOW6432Node quando Windows 64-bits. Caso exista, selecione a pasta Palisade e clique com o botão direito do mouse sobre a mesma para apaga-la, incluindo todas as sub-chaves. (Caso você tenha versões bem antigas, pode ser que não haja uma chave Palisade abaixo de Software.)
    2. Ainda na pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\Software quando Windows 32-bits ou HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\WOW6432Node quando Windows 64-bits, procure pela pasta FLEXlm License Manager. Caso exista, dentro da mesma, procure pela pasta PALISADE_LICENSE_FILE e a apague. Não confunda outras pastas que estejam dentro de FLEXlm License Manager.
  13. Reinicie seu computador.

  14. Abra o Excel. Pode ser que apareça uma mensagem como: "Não foi possível encontrar C:\Program Files\Palisade\SYSTEM\DTools32.xll". (Um caminho diferente pode aparecer na mensagem.) Caso não haja essa mensagem, vá para o passo 15. Caso apareça essa mensagem, siga os passos abaixo para eliminar esse erro:

    1. Abra o menu de opções do Excel e a opção Suplementos:
      • Excel 2010: Arquivo > Opções > Suplementos. Na parte inferior da janela, selecione Suplementos do Excel e clique em Ir.
      • Excel 2007: Clique no botão redondo do Office > Opções do Excel > Suplementos. Na parte inferior da janela, selecione Suplementos do Excel e clique em Ir.
      • Excel 2003 ou anteriores, clique no menu Ferramentas > Suplementos.
    2. Na lista de suplementos, localize DTOOLS32 e desmarque a caixa ao lado.
    3. Assim que desmarcar, uma mensagem: "Não foi possível encontrar o suplemento 'DTools32.XLL'. Apagar da lista?" Clique em Sim e apague da lista.
    4. Feche o Excel.
  15. Execute o instalador. No Windows 7 e Vista, clique com o botão direito do Mouse e selecione Executar como Administrador. Nas versões antigas, execute normalmente com clique duplo apenas.

  16. Conecte-se na Internet, caso prefira.

Ações após a instalação:

 

 

last edited: 2014-01-03

This page was: Helpful | Not Helpful