Palisade Knowledge Base

HomeSoluçõesPrinter Friendly Version

Soluções

1. Iniciação

1.1. Problemas na instalação em segundo plano (somente em Inglês)

Atualmente disponível somente em inglês: Problems in Silent Install

2. Todos os produtos: Iniciação

2.1. Procurando e reparando conflitos na inicialização (Excel 2007–2013)

Available in English: Find and Fix Startup Conflicts (Excel 2007–2013)
Disponible en español: Buscar y corregir Conflictos de Inicio (Excel 2007–2013)

Aplica-se a:
Todos os produtos Palisade executando como Suplementos do Excel 2013, 2010, ou 2007
Se você possui Excel 2000 até 2003, por favor verifique Procurando e reparando conflitos na inicialização (Excel 2003 e anteriores).

Problema:
O Software da Palisade não funciona corretamente, e pode ser um problema de conflito com algo carregado no Excel. Teria alguma lista para diagnósticos?

Resposta:
Execute os seguintes passos abaixo para diagnosticar o conflito:

  1. Excel 2010: clique em Arquivo na aba e em seguida, Opções.
    Excel 2007: clique no círculo do Office, e em seguida, Opções do Excel.
    (Caso não consiga carregar o Excel, confira Removendo Suplementos do Excel caso não inicialize, abaixo)

  2. Na lista de opções, clique em Suplementos > Gerenciar: Suplementos do Excel > Ir. Remova o sinal das caixas de todos os Suplementos de terceiros.

    Se você tem algum Suplemento da Palisade, remova o sinal dos mesmos. Nossos Suplementos foram desenvolvidos para serem executados sem estarem marcados nessa lista, com exceção como explicado aqui: Abrindo Software da Palisade junto com Excel

    O Excel por seus próprios Suplementos Analysis Toolpak, Conditional Sum Wizard, Internet Assistant, Lookup Wizard, e Solver não causam problemas.

    Volte às Opções e clique em Suplementos novamente. Revise se há Suplementos COM na lista de Suplementos ativos na parte superior direita. Se assim for, na parte inferior, clique em Gerenciar, Suplementos > Ir e desmarque dos os suplementos de terceiros.

  3. Volte às Opções novamente, e clique em Avançadas. Então role abaixo na seção Geral. Verifique uma caixa com a informação: "Ao inicializar, abrir todos os arquivos em:". Caso haja qualquer coisa nessa caixa, guarde essa informação para quaisquer detalhes posteriores (passo 6), e em seguida, limpe a caixa e clique em OK.

  4. Feche o Excel, abra o Meu Computador, e faça uma pesquisa pelo termo XLSTART. Poderá haver mais de uma pasta com esse nome. Remova tudo que haja dentro dessa pasta, movendo o conteúdo para outro lugar (Você voltará com esse conteúdo no passo 7).

  5. Agora, execute o software da Palisade e averigue se ainda há o problema. Caso isso resolva o problema, é por um problema de conflito de inicialização. Porém, caso o problema ainda persista, vá para o passo 8.

  6. Caso o Software da Palisade está executando corretamente, você pode determinar quais itens provocaram o conflito. Volte com a configuração "Na inicialização, abrir todos os arquivos em:", feche o Excel e reabra nosso software. Se o problema retorna, você precisa eliminar os itens dessa pasta um por um, fechando o Excel e reabrindo a cada vez para ver se o problema ocorre.

  7. Feche o Excel e volte com um dos itens da pasta XLSTART, e teste o software. Repita esse procedimento voltando cada item e fechando o Excel em seguida. Observe cada tentativa até se certificar se o problema foi resolvido e se cada item seguro tenha sido devolvido.

  8. Alguns Suplementos COM não aparecem na lista do Excel, então é necessário que sejam desabilitados através do Editor de Registro. Com o Excel fechado, clique abra o menu Iniciar > Executar. Digite o comando REGEDIT e clique em OK. Navegue até a pasta HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\Excel\Addins. Se existir, clique com o botão direito do mouse no Suplemento e selecione Exportar como arquivo REG. Para que possa voltar com as configurações posteriormente, se necessário. Expanda a pasta Addins e clique em cada subentrada de cada vez. Para cada subentrada, veja a chave LoadBehavior no canto direito da janela e se há o valor 3, mude para 0.
    Repita para HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Office\Excel\Addins ou HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WOW6432Node\Microsoft\Office\Excel\Addins, onde aparece, caso exista.

  9. Você pode realmente estar sem um problema de conflitos na inicialização, mas por uma versão desatualizada ou não estável do Excel. É muito importante que tenha o último Service Pack instalado.

    • No Excel 2010, Clique em Arquivo > Ajuda. No painel direito, clique em "Informações adicionais de versão e copyright". Uma nova janela se abrirá e na primeira linha aparecerá a versão do Service Pack (SP) instalado, caso haja. Até Agosto de 2012 o Service Pack mais atual é o SP1. Caso esse artigo esteja sendo lido depois, por favor, verifique no site da Microsoft para certificar-se de que não esteja faltando nenhum Service Pack mais novo.
    • Excel 2007: Clique no botão redondo do Office, e então em Opções do Excel > Recursos. Veja na última linha no painel direito para certificar-se se o Excel está com o Service Pack 2 (SP2) instalado. Caso não esteja, verifique no site da Microsoft para certificar-se de que não esteja faltando o Service Pack pendente, e o instale.
  10. Descobrimos que uma reparação na instalação do Office 2007 causa vários problemas, mesmo que tenha instalado o Service Pack. O procedimento de reparação na instalação está explicado em Reparando Excel ou Project.

Removendo Suplementos do Excel caso Excel não se inicialize:

  1. Clique no botão Iniciar > Executar. Digite REGEDIT e pressione Enter. (Você deve ter direitos de Administrador para esse procedimento. Se o Setor de TI de sua empresa for faze-lo, o mesmo precisa dar os direitos de Administrador na sua conta, pois isso é necessário que seja feito na sua conta.)

  2. No painel esquerdo, navegue até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office.

  3. Em Office, navegue até 12.0\Excel\Options no caso que seja Excel 2007, ou 14.0\Excel\Options no caso que seja Excel 2010, ou 15.0\Excel\Options no caso que seja Excel 2013.

  4. Para sua segurança, faça um backup dessa entrada: Clique com o botão direito do mouse em Opções e selecione Export. Escolha qualquer nome de arquivo e localização e mantenha a extensão do arquivo como .REG.

  5. No painel direito, clique em cada entrada ABERTA e selecione Apagar. Responda Sim na tela de confirmação.

  6. Clique em Arquivo > Sair para fechar o Editor de Registro. Excel deverá abrir sem os Suplementos. (Quaisquer Suplementos do tipo COM, e qualquer arquivo na pasta XLSTART irão ser carregados).

Data da última modificação: 2014-02-05

2.2. Procurando e reparando conflitos na inicialização (Excel 2003 e anteriores)

Available in English: Find and Fix Startup Conflicts (Excel 2003 and Earlier)
Disponible en español: Buscar y corregir Conflictos de inicio (Excel 2003 y anteriores)

Aplica-se a:
Todos os produtos Palisade sendo executados como Suplementos do Excel 2003 e versões anteriores.
Caso possua Excel 2007 ou superior, por favor verifique o link: Procurando e reparando conflitos na inicialização (Excel 2007–2013).

Problema:
Se você recebe uma mensagem de erro ou uma série de erros quando inicializa o software, pode ser que haja conflitos com um de seus Suplementos ou arquivos de inicialização.  Algumas mensagens como "Palgraph5 server error" ou um erro de runtime com um número comprido.

Solução
Primeiramente, tente procurar pela mensagem em nosso Knowledge Base. Porém, caso não seja encontrado, é necessário que você seja capaz de diagnosticar quaisquer conflitos inicializando o Excel no Modo de Segurança. (Excel no Modo de Segurança é diferente do Modo de Segurança do Windows. Não é necessário reiniciar seu computador.)

Esse procedimento se aplica ao Excel 2000 até 2003, porém não para as versões 2007 ou superiores.

  1. Feche o Excel caso o mesmo esteja em execução

  2. Pressione e segure a tecla Ctrl do teclado. Então, clique no botão Iniciar do Windows e selecione Programas ou Todos os Programas. Mantenha a tecla Ctrl pressionada.

  3. Quando solicitado, ao perguntar se deseja executar o Excel no Modo de Segurança, solte a tecla Ctrl e responda Sim.
    Caso o procedimento acima não carregue o Excel no Modo de Segurança, por favor, confira no Artigo da Base de Dados da Microsoft Como solucionar problemas de inicialização no Excel (acessado em 2014-01-08) e role a tela abaixo até "Iniciar o Excel no modo de segurança".

  4. Quando o Excel estiver carregado, clique em Ferramentas > Suplementos. Remova as marcas de outros Suplementos de terceiros.
    Caso você tenha quaisquer Suplementos da Palisade marcados, remova a marcação. Nossos Suplementos são desenvolvidos para serem executados sem estarem marcados, excetuando-se por Abrindo Software da Palisade junto com Excel.
    Os Suplementos próprios do Excel, tal como Analysis Toolpak, Conditional Sum Wizard, Internet Assistant, Lookup Wizard, and Solver não causarão problemas.

  5. Clique no menu Iniciar do Windows, então em Programas ou Todos os Programas, e então Palisade DecisionTools, e por último em algum programa da Palisade que havia o problema anteriormente.

Caso o software da Palisade agora funciona corretamente, houve um conflito com ou outro Suplemento de terceiros ou em um de seus próprios arquivos de inicialização. Os mesmos podem estar especificados em vários lugares, então os procure e os elimine um por um até que encontre o conflito:

  • Clique em Ferramentas > Suplementos. Desmarque todos os Suplementos de terceiros. (Analysis Toolpak, Conditional Sum Wizard, Internet Assistant, Lookup Wizard, e Solver como suplementos próprios do Excel não são problemas). Tente carregar e executar o software da Palisade.

  • Faça uma pesquisa em seu HD por pastas com o termo XLSTART. (Pode ser que haja mais de uma.) Com o Excel sem executar, mova todos os itens de cada pasta XLSTART para outro lugar. Então inicie o software da Palisade e tente executa-lo.

  • Clique em Ferramentas > Opções > Geral. Veja na caixa escrito "Na inicialização, abrir todos os arquivos em". Caso a caixa contenha um caminho, abra o Meu Computador e navegue até esse caminho. Feche o Excel, então mova todos os itens da tal pasta para outro lugar. Tente executar o software da Palisade.

Removendo Suplementos do Excel 2003, caso Excel 2003 não inicializa:

  1. Clique em Iniciar > Executar. Então digite REGEDIT e pressione Enter. (Você provavelmente necessitará de permissões de administrador para isso. Caso o Setor de TI o faça, é necessário que faça login de sua conta com os direitos de administrador, pois esse procedimento precisa ser feito na sua conta de usuário.)

  2. No painel esquerdo, navegue até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\11.0\Options.

  3. Por prevenção, faça um backup dessa entrada: Clique com o botão direito do mouse em Opções e selecione Exportar. Escolha um nome e um local, porém mantenha a extensão do arquivo em .REG.

  4. No painel direito, clique com o botão direito do mouse em cada valor OPEN e selecione Apagar. Responda Sim para confirmação.

  5. Clique em Arquivo > Sair para sair do Editor de Registro. Excel inicializaria agora sem quaisquer Suplementos. (Quaisquer Suplementos do tipo COM e quaisquer arquivos nas pastas XLSTART continuarão a serem carregados.)

Data da última modificação: 2014-01-08

2.3. Um usuário não recebe a licença ativada (somente em Inglês)

Atualmente disponível somente em inglês: One User Doesn't Get the Activated License

3. Todos os produtos: Outros problemas

3.1. Reparação do Software Palisade

Available in English: Repair of Palisade Software
Disponible en español: Reparación del Software de Palisade

Aplica-se a:
Todos os produtos, versões 5.x e superiores.

Resumo:
Usuários normalmente tentam resolver alguns problemas desinstalando e reinstalado o software. Isso pode ser apropriado em alguns casos, mas pode não ser a melhor opção. Em várias situações pode ser mais efetivo reparar o software ("realizar uma instalação de reparo").

A reparação, ao contrário da desinstalação/reinstalação possui um benefício adicional onde quaisquer ativações não serão mexidas e a versão Trial continua da mesma maneira, inclusive com a data de expiração mantida.

Procedimento:
(Nota: É necessário estar logado como Administrador com permissões gerais para realizar a instalação, desinstalação ou reparação do software.)

  1. Abra o Painel de Controle do Windows. No XP, selecione Adicionar ou Remover Programas. No Windows 7 e Vista, selecione Programas e Recursos.

  2. Selecione o software Palisade que deseja reparar.

  3. Neste momento, os próximos passos dependem da instalação do Windows.

    • Caso "Clique aqui para informações de Suporte" aparecer, clique no mesmo. Em seguida, clique em Reparar. Caso Reparar não apareça, e somente os botões Modificar e Remover aparecerem, clique em Modificar para carregar o programa de configuração e então selecione Reparar.
    • Caso a entrada não se expanda ao clicar na mesma, clique com o botão direito do mouse na entrada e então selecione Reparar.

Procedimento alternativo:
(Nota: É necessário estar logado como Administrador com permissões gerais para realizar a instalação, desinstalação ou reparação do software.)

Simplesmente execute novamente o instalador. Quando perguntar se deseja Modificar, Reparar ou Remover selecione Reparar

Data da última modificação: 2014-01-15

3.2. Reparando Excel ou Project

Available in English: Repair of Excel or Project
Disponible en español: Disponible en español: Reparación de Excel o Project

Aplica-se a:
Todos softwares Palisade suplementos para Microsoft Excel ou Project

Se um representante técnico da Palisade sugira que repare o Microsoft Office, ou se você deseja fazer isso por conta própria, por favor siga os passos abaixo. (Dependendo de como seu computador está configurado, você vai precisar de auxílio técnico, talvez da equipe de TI de sua empresa.) Não há necessidade de reinstalar seu software Palisade, a não ser que um representante técnico te sugira isso.

Para Office 2010:

Abra a ajuda do Excel e procure pelo tópico "Reparando ou removendo programas do Office". O mesmo te informará um passo-a-passo para a reparação do Excel, baseando-se na versão de seu Windows.

Atenção: O artigo informa instruções para desinstalação. Certifique-se de que os passos serão para reparação, não para desinstalação.

Para Office 2007:

  1. Clique no botão Iniciar do Windows, clique em Painel de Controle, então em Programas e Recursos (no Windows 7 ou Vista) ou Adicionar ou Remover Programas (no Windows XP).
  2. Procure pelo Microsoft Office 2007 na lista de programas.
  3. Clique duas vezes em Microsoft Office 2007 e selecione a opção Reparar na janela que aparecerá.
    Se a opção Reparar não aparecer e apenas os botões Modificar e Remover, clique em Modificar para carregar o programa de instalação, e então clique em Reparar

Para Office 2003:

  1. Inicie o Excel (porém sem abrir qualquer software Palisade).  Caso não carregue nenhuma Pasta de Trabalho em branco, crie uma.
  2. 2. Na barra de menus, clique em Ajuda, e em seguida Detectar e Reparar.

Data da última modificação: 2014-01-03

3.3. Desinstalando e Reinstalando Software da Palisade

Available in English: Uninstall and Reinstall of Palisade Software
Disponible en español: Desinstalación y reinstalación del software de Palisade

Aplica-se a:
Software Palisade, todas as versões.

Pergunta:
Tenho um problema e preciso resolvê-lo desinstalando e reinstalando o software da Palisade. Como fazê-lo?

Resposta:
A primeira questão não é "Como?", porém "Realmente preciso disso?" Normalmente as pessoas tentar desinstalar e reinstalar o software quando algo fácil poderia resolver o problema. E a desinstalação/reinstalação pode criar novos problemas ou fazer o antigo mais complicado de resolver. Por favor, contate o Suporte Técnico com detalhes dos problemas antes de tomar uma medida drástica. Para problemas onde uma desinstalação completa seguida por uma reinstalação pode ser apropriado, e se o Suporte Técnico te orientou esse artigo, o procedimento abaixo irá preservar sua licença para que não seja necessário reativar ou reautorizar o software.

Execute os passos abaixo na ordem explícita. Isso irá remover as versões atuais e antigas dos softwares da Palisade. Se você pular quaisquer passos (exceto àqueles que direcionam) você pode não conseguir resolver o problema.

Cuidado: Esse procedimento limpará todo o software Palisade de seu computador. Para prevenir que algum software da Palisade que você queira que não seja desinstalado, consulte contate o Suporte Técnico antes de seguir com esse procedimento.

  1. Se você não possui um CD de instalação, obtenha o instalador apropriado e coloque na Área de Trabalho de seu computador. Se é um arquivo ZIP, dê um clique duplo sobre o mesmo e extraia todos os arquivos para a Área de Trabalho e em seguida, feche o arquivo ZIP.

  2. Se seu software é um cliente de rede ou possui licença de curso, obtenha o arquivo .INI ou .LIC e o coloque na Área de Trabalho.

  3. Desconecte-se da Internet. (Desplugue o cabo Ethernet, do modem ou desligue sua conexão sem fio.) Isso previne uma possível desativação de sua licença.

  4. Faça logon no Windows com uma conta de Administrador geral do computador. É necessário todos os privilégios para instalar e desinstalar o software, não sendo necessário apenas para a autorização ou execução do software.

  5. Certifique-se se o Microsoft Excel e Project não estão sendo executados.

  6. Desinstale todos os softwares Palisade usando o Painel de Controle do Windows, opção Programas e Recursos (Windows Vista e 7) ou Adicionar ou Remover Programas (Windows XP). Caso haja falhas na desinstalação, continue com o procedimento adiante.

    • @RISK está na lista alfabética antes dos programas iniciados pela letra A
    • The DecisionTools Suite 5.x ou 6.x  está na lista alfabética abaixo dos programas iniciados pela letra D, porém para a versão 4.x aparece na lista abaixo dos programas iniciados pela letra T.
    • A versão de livro pode estar abaixo dos programas iniciados pela letra D, abaixo de T, ou abaixo de P, para Palisade.
  7. Apague o arquivo DTools.ini da pasta C:\Windows ou C:\Winnt folder, caso exista. (No caso de nunca haver instalado o software nas versões 1.x e 4.x, não haverá o arquivo DTools.ini.)

  8. Verifique a existência da pasta DTOOLS na raíz da unidade C. Caso exista, apague-a. (Novamente, caso você nunca tenha instalado as versões 1.x ou 4.x, essa pasta pode não existir.)

  9. Verifique a existência das pastas C:\Program Files (x86)\Palisade ou C:\Program Files\Palisade. Caso existam, apague-as.

  10. Caso haja a possibilidade do software da Palisade ter sido instalado em um lugar não padrão, faça uma pesquisa no seu HD pelo termo "dtool" e exclua qualquer pasta que contenha esses arquivos. Você pode ignorar quaisquer pastas e arquivos que estejam dentro de Recycled.

    Cuidado: Mesmo sendo raro, é possível que haja algum programa não Palisade que tenha o termo "dtool" nos arquivos e pastas. Caso não esteja seguro quanto a isso, o Suporte Técnico da Palisade poderá orienta-lo antes de apaga-los.

  11. Clique no Menu Iniciar do Windows, e então em Todos os Programas, ou Programas. Procure pela pasta da Palisade e se existir, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e a apague. Apague também qualquer atalho da Palisade na Área de Trabalho.

  12. Clique no Menu Iniciar do Windows, e selecione "Executar". Digite "regedit" e clique em OK. Navegue até as seguintes pastas:

    1. HKEY_LOCAL_MACHINE\Software quando Windows 32-bits ou HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\WOW6432Node quando Windows 64-bits. Caso exista, selecione a pasta Palisade e clique com o botão direito do mouse sobre a mesma para apaga-la, incluindo todas as sub-chaves. (Caso você tenha versões bem antigas, pode ser que não haja uma chave Palisade abaixo de Software.)
    2. Ainda na pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\Software quando Windows 32-bits ou HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\WOW6432Node quando Windows 64-bits, procure pela pasta FLEXlm License Manager. Caso exista, dentro da mesma, procure pela pasta PALISADE_LICENSE_FILE e a apague. Não confunda outras pastas que estejam dentro de FLEXlm License Manager.
  13. Reinicie seu computador.

  14. Abra o Excel. Pode ser que apareça uma mensagem como: "Não foi possível encontrar C:\Program Files\Palisade\SYSTEM\DTools32.xll". (Um caminho diferente pode aparecer na mensagem.) Caso não haja essa mensagem, vá para o passo 15. Caso apareça essa mensagem, siga os passos abaixo para eliminar esse erro:

    1. Abra o menu de opções do Excel e a opção Suplementos:
      • Excel 2010: Arquivo > Opções > Suplementos. Na parte inferior da janela, selecione Suplementos do Excel e clique em Ir.
      • Excel 2007: Clique no botão redondo do Office > Opções do Excel > Suplementos. Na parte inferior da janela, selecione Suplementos do Excel e clique em Ir.
      • Excel 2003 ou anteriores, clique no menu Ferramentas > Suplementos.
    2. Na lista de suplementos, localize DTOOLS32 e desmarque a caixa ao lado.
    3. Assim que desmarcar, uma mensagem: "Não foi possível encontrar o suplemento 'DTools32.XLL'. Apagar da lista?" Clique em Sim e apague da lista.
    4. Feche o Excel.
  15. Execute o instalador. No Windows 7 e Vista, clique com o botão direito do Mouse e selecione Executar como Administrador. Nas versões antigas, execute normalmente com clique duplo apenas.

  16. Conecte-se na Internet, caso prefira.

Ações após a instalação:

  • Teste o software e tenha certeza se as mensagens de erro desapareceram e se as principais funcionalidades do software funcionem corretamente.

  • Não há necessidade de reativar ou reautorizar o software.

  • Caso deseje atalhos na Área de Trabalho, copie os ícones no menu Iniciar, arrastando-os com o botão direito do mouse e selecionando Copiar aqui.

  • Não adicione nenhum arquivo para a lista de Suplementos do Excel. Sempre abra o software clicando em seu atalho próprio, ou no menu Iniciar. Deixe que o software Palisade abra o Excel. Caso queira que um mais aplicativos Palisade seja sempre abertos quando o Excel seja executado, verifique Abrindo Software da Palisade junto com Excel.

 

 

last edited: 2014-01-03

4. @RISK for Excel: Simulação

4.1. Sem memória

Available in English: "Out of memory"

Aplica-se a:
@RISK 4.x–7.x para Excel
@RISK 4.x para Project

Nota importante: Mesmo que você não esteja recebendo o erro de "sem memória", você conseguirá melhorar a velocidade de processamento das simulações do @RISK com as técnicas deste artigo.

Problema:
Quando tenta exibir os inputs e outputs na janela de dados após a simulação, recebo uma mensagem de "sem memória". O que causaria isso, e como posso lidar com isso?

Resposta:
A execução de alguns programas podem normalmente demandar mais memória que há em seu computador. Para atender essa demanda, o Windows usa no HD um espaço dinamicamente, chamado "Memória Virtual", também conhecido como "arquivo de paginação". Muitos aplicativos, tal como o @RISK, inclusive registra arquivos em seu HD durante a operação. Por instância, @RISK armazena dados de simulação em arquivo temporário para usar na geração dos relatórios.

"Sem memória" pode indicar uma atual condição de falta de memória, ou execução com falta de recursos, como espaço no HD. O Windows e suas aplicações podem executar melhor quando o HD tenha essa margem de manobra. Você pode receber essa mensagem antes de chegar ao último espaço de memória no HD disponível. A mesma pode indicar também quando uma ou mais planilhas estejam protegidas.

  • Pasta Temp (Temporária)

    Durante uma simulação, o @RISK registra todos os valores de output e todos os valores de inputs coletados para um arquivo em disco na pasta temporária (temp). O espaço usado depende do produto de números dos outputs e os inputs coletados, número de iterações e o número de simulações. É comum que os arquivos alcancem gigabytes de tamanho. Com o tempo, a pasta temporária do Windows tente a acumular arquivos obsoletos e pastas de um monte de programas, o qual pode desperdiçar bastante espaço em disco.

    Para aparecer a pasta temporária do Windows, clique no menu Iniciar do Windows > Executar. Digite no campo:

    %TMP%

    E clique em OK. (Observe os sinais de porcentagem e que é uma sigla TMP e não TEMP. Caso ambos estejam configurados, o @RISK usa o TMP). Normalmente é seguro apagar quaisquer arquivos e pastados que estão a mais de um dia, mas pode ser que acidentalmente tente apagar algum arquivo que o o Windows irá apenas lhe enviar uma mensagem e nenhum dano irá ocorrer.. No Windows XP, apague os arquivos e subpastas um por um, pois caso tente apagar um grupo no qual algo esteja sendo usado pelo Windows, o mesmo não irá apagar o restante desse grupo. No Vista e 7, apenas pressione Ctrl-A para selecionar tudo, e então pressione a tecla Delete.

  • Memória Virtual

    Ao tentar visualizar dados, o @RISK traz quaisquer valores de output e quaisquer valores de input coletados de cada iteração à memória. Caso você consulte a pasta temporária, verá a quantidade de informações grandes, e tudo isso necessita ser carregado na memória RAM, ou na virtual.

    Em versões recentes do Windows, incluindo Windows 7, Vista e XP, a maioria dos usuários não customizam as configurações de memória virtual, e deixam que o Windows as gerenciem.

    Para revisar ou modificar as configurações de memória virtual no Windows 7, clique com o botão direito do mouse em Computador, e selecione Propriedades > Configurações avançadas do sistema. No Windows XP, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, e selecione Propriedades. Uma janela de Propriedades do Sistema irá aparecer. Selecione a aba Avançado, e clique em Configurações abaixo de Desempenho. Na janela que irá aparecer, clique em Avançado e confira a seção Memória Virtual. Clique em Modificar, e após ter revisado as configurações, clique em Cancelar.

    Esteja seguro que tenha bastante espaço em disco no seu HD.

  • Coletando Distribuições de Inputs

    O padrão do @RISK é coletar todos os inputs. Caso realmente não tenha necessidade de gravar o valor de cada input, vá para Configurações de Simulações e na aba Amostragem. Na seção chamada Coletar Amostras de Distribuições, modifique "Todos" para "Inputs marcados com coleta". Então, vá para a janela de Modelo @RISK (Lista de Outputs e Inputs) e marque os inputs que você queira coletar.

    Atente-se a uma importante limitação: @RISK mostra somente os inputs coletados em gráficos de tornado e outros outputs de sensibilidade. Caso você não tenha certeza quais inputs a coletar, você poderá roda uma pequena simulação piloto enquanto coleta todos os inputs para ajuda-lo identificar quais tenham maiores impactos em seus outputs. Então você saberá quais inputs serão marcados para coleta em uma simulação de escala completa.

  • Outputs e Funções Estáticas

    @RISK precisa armazenar o valor de cada output em cada iteração. Caso você tenha vários outputs que não necessite, remova a parte RiskOutput da formula por sua respectiva barra no programa, ou use a Janela de Modelo para remove-los como outputs.

    Quando você tem uma função estática, como RiskMean ou RiskPercentile apontando para uma célula, @RISK necessita armazenar o valor de cada célula em cada iteração. Caso a célula seja um output do @RISK, o mesmo armazenará seus valores de qualquer maneira. Mas, caso seja um input que não estiver sendo coletado, ou se seja nem um input, nem um output, então é uma célula adicional para qual @RISK necessita armazenar valores. Confira suas funções estatísticas e elimine as que não sejam necessárias.

  • Número de Iterações

    Está fazendo mais iterações que o necessário? Considere deixar o @RISK testando para convergência (em inglês). Um piloto irá dar uma ideia das iterações necessárias, e assim você poderá usar o mesmo, ou um pouco mais assim como você fixe o número de iterações.

  • Número de Simulações

    Você tem ajustado o número de simulações maior que 1? Há uma rara razão para fazer isso, a não ser que esteja usando as funções do RiskSimtable. Veja também Iterations versus Simulations (em inglês).

  • Planilhas protegidas

    Planilhas protegidas não são problemas para o @RISK 6.0 e superiores. Caso você tenha uma ou mais planilhas protegidas em sua Pasta de Trabalho, @RISK 4.x e 5.x não poderão realizar uma simulação. Tente desproteger todas as planilhas protegidas (incluindo as ocultas, caso tenha criado) e inicie a simulação.

  • Limitação de Desktop Heap do Windows

    Caso você esteja executando Windows 7 ou Vista, você pode estar executando contra a limitação de heap do desktop. Para maiores informações e uma resolução verifique Você pode receber uma mensagem de erro de "falta de memória" devido a limitação de heap de área de trabalho no Windows Vista ou no Windows 7. (Acessado em 30/01/2014).

    Para maiores informações, veja o artigo Para simulações mais rápidas. Embora focado na velocidade de simulação, esse artigo traz muitas sugestões que também têm o efeito de reduzir o uso do disco e recursos de uso.

Data da última modificação: 2015-10-15